domingo, 8 de abril de 2012

De volta!

Agora, embora não esteja totalmente, já me sinto, de fato, recuperada. Isso porque pude fazer a primeira caminhada de 8 kilômetros sem nenhuma dor. E também pude dançar (não ainda na ponta dos pés) bem mais à vontade. E tudo isso sem dores posteriores.

Devo explicar minha ausência... Quando comecei esse blog estava sem poder fazer muita coisa e com um tempo "livre" enorme. Agora que voltei à vida "normal" a única coisa que quero fazer no meu tempo livre é dormir. E até mesmo esqueço que um dia comecei o blog.

Puxa, já faz 4 meses! Sobre pé quebrado, essas foram as coisas que aprendi:

  • demora pra curar: o tempo de consolidação da fratura varia de 40 pra 45 dias. Não pense que daqui a 15 dias você estará caminhando por aí como se nada tivesse acontecido, como o seu médico lhe faz crer...
  • sobre a serrinha elétrica: dá medo, mas não machuca.
  • você ficará temporariamente manco: a fisioterapia ajuda, mas no primeiro mês você ficará manquinho da Silva. Não por dor, mas por falta de costume de andar normalmente. De tênis você manca menos, de havaiana manca mais. Eu manquei até um dia desses. Dos últimos dias de março pra cá que (acho) que estou melhor. Pelo menos ninguém mais pergunta se eu machuquei o pé.
  • contenha-se, não coma!: ou pelo menos não coma muito... Engordei DOIS (!!!) quilos por causa da falta de atividades e da comilança! Até que não comi muito mais do que estava acostumada. Mas quando saudável do pé eu fazia caminhadas (quase que) diárias e de gesso a única atividade que podia fazer era levantamento de garfo. Além disso, depois de tirado o gesso, só algum tempo depois você poderá voltar a fazer atividades físicas, tempo que varia de acordo com o tipo de fratura. 
  • não se isole, mas certifique-se da acessibilidade do local para onde está indo: dá pra ter uma vidinha social até mais ou menos de pé quebrado. Mas a questão da acessibilidade é uma merda! Escadas, meio fios, etc... É melhor saber direitinho se há elevadores no local pra onde você está indo..
Essas foram as coisas práticas que aprendi quando quebrei o pé. Fico ainda devendo os "ensinamentos espirituais" que obtive. É que não consigo ser breve e meu tempo livre tá mesmo meio curto... e junta-se a isso uma preguicinha... Fico devendo!

Não quebrem o pé pessoas! Fica o conselho! :)

2 comentários:

  1. Olá Suzane, tudo bem?
    Espero que tenha se recuperado por completo.
    Eu quebrei meu pé a quinze dias. Sinto muita dor e me sinto um pouco impaciente. Nesse período já li muito, postei muuuitas coisa no face, enviei muitos emaisl e até voltei no orkut dar uma bisbilhotada. Hoje acorde determinada a procurar outro ortopedista mas antes vim fazer umas pesquisas para ver se encontrava alguém com problema semelhante.
    Encontrei vários mas o seu me encantou. Me foi muito válido saber o que aprendeu e a forma graciosa como relatou. Estou passando exatamente por tudo isso e já estou até mais calma.
    Obrigada pelas dicas.
    Excelente dia!


    Obrigada

    ResponderExcluir
  2. Seu tornozelo ficou travado? Fiz cirurgia no tornozelo há uns 40 dias e fiquei com tala gessada uns 35 dias e não consigo mexer meu tornozelo é normal .?

    ResponderExcluir