terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Um mês de silêncio

Um mês de silêncio em homenagem à retirada da minha botinha. Preferi nem falar nada, só pra não ter que reclamar. Ainda há inchaços e ainda estou caxingando um pouco (a cada dia menos, graças aos deuses) é verdade, mas isso é muito leve frente ao peso do gesso retirado...

Foi muito estranho andar "direito" depois de 48 (!!!) dias. Para dar o primeiro passo tive que respirar fundo e fingir que não era eu. Pra minha surpresa, nem o primeiro passo e nem os seguintes não doeram. Quer dizer, não sei bem. O pé estava meio dormente do aperto do gesso, então sentia uma coisa, que acho que não era dor.

Como disse, ainda estou caxingando, a cada semana bem menos do que na outra, e menos ou mais de acordo com o tipo de sapato. Os inchaços continuam, andando eu muito ou não. Mas dor, dor mesmo, não sinto mais. Um pontadinha ou outra de vez em quando, mas nada demais. E não é muito confortável ficar de pé por muito tempo também.

Apesar de tudo, só fiquei de fato chateada com uma coisa. Minha perna! A parte inferior da perna, do joelho pra baixo, também estava inchada. Isso ocorreu porque o gesso estava apertado e minha perna também acabou retendo líquido. Dizendo eu, foi isso. Mas hoje nem dá mais pra perceber, embora ainda esteja um pouquinho inchada. Já até voltei a usar vestido!

Nos ossos fraturados já formaram os esperados calos ósseos! Falarei da fisioterapia que ainda não comecei a fazer nos próximos capítulos.

De toda a experiência, muita aprendizagem. Me resta muito pouco da falsa sensação de auto-suficiência. Aliás, esse assunto merece uma postagem só para ele (em breve!).

No geral estou bem, a vida voltou ao ritmo normal.

Tudo passa... até essa dor. Passerà, prima o poi...

14 comentários:

  1. olaaa. estava lendo suas postagens... tb quebrei o pé fiquei 30 dia socm o pe engessado e tirei o gesso ontem. sinto meu calcanhar duro e estou movimementanod muito puco. nao sinto dor, ams sinto medo de andar.e sotu andando com as muletas.
    a parte mais horrivel nao é a dor.. e sim a pare psicologica, ficar dependente dos outros pra tomar bnaho pra ajudar a sair. detalhe eu quebrei um pe e torci o outro, foram mais de sete dias sme colcoar nenhum dos dois no chao... naoesotu saindo pra coanto nenhum acabei me isolando e ficando depre, sme querer contato com ninguem....
    a serrinha tb acho assustadora. o medico disse q ano rpeciso de fisioterapia so de agua morna e mexer os pes dentro da agua morna.
    aprendizagens
    nunca mais compro sapato de salto
    nessa hora vmeos quem de verdade ajuda e se importa..varias amigas nem telefonaram rpa saber q estou viva....pessas q bastavma da rum espirro e eu ia visitar sequer lembraram de mim.
    utra liçao mesmo com o pe ruim sea o mais independente possivel
    estou louca pra andar.. é quase natal e eu nao fiz nada nao ocmprei nada nao fui ao salao...ma so lado bom ah ano gastei dinheiro.

    ResponderExcluir
  2. Oi Maria Regina!
    Nossa, torcer um pé e quebrar outro deve ser dose...
    Realmente a gente fica muito dependente de pé quebrado, mas o aprendizado que dá pra levar é que por mais independentes que sejamos quando estamos saudáveis, hora ou outra podemos precisar de alguém. Esse foi o nosso caso, né. O que seríamos de nós sem alguém pra nos ajudar? Então pensa por esse lado: essa pessoa que te ajudou pode um dia precisar da sua ajuda também, e é assim que aprendemos lições de humildade que muitas não entendemos por falta de experiência.
    Espero que você melhore logo!
    Abraços e feliz ano novo de pé renovado"

    ResponderExcluir
  3. Quebrei meu pé,o 5° metatarso,o médico colocou o gesso e ja voltei la e ele disse que colou,mais,mesmo ele dizendo que ja posso andar nao estou conseguindo dói bastante quando tento da uma passada . com vc aconteceu isso?

    ResponderExcluir
  4. Não estou consiguindo andar direito e dói muito ainda

    ResponderExcluir
  5. Fez três meses que quebrei meu pé. Não bastando junto com entorse. Quando cheguei ao hospital, depois de fazerem rx, colocaram uma meia de gesso, que mantive durante quinze dias. No final desse tempo, voltei á consulta e colocaram bota ortopédica durante 45 dias. Fiz fisioterapia o tempo todo que usei a bota. Reagi bem á retirada da bota e andar sem muletas. Apesar de ainda coxear, porque ainda sinto uma dor ligeira ao fazer esforço sobre o pé, já faço grandes caminhadas de trinta minutos. Não quero ser péssimista, mas nunca pensei que este processo fosse tão doloroso! Digo doloroso, porque o pé é um membro do corpo que sustenta o nosso corpo e sempre que o coloco no chão, a dor não me deixa esquecer e só penso quanto tempo mais para cicatrizar e tudo volte ao normal?

    ResponderExcluir
  6. Quebrei a base do 5º metatarso, depois de 21 dias com gesso, tirei hoje. Sinto uma dor horrível na batata da perna, o médico disse que é muscular e normal. Depois que passar pela perícia, que será na sexta-feira, o médico disse pra eu andar de salto plataforma, não andar de sapato baixo. Isso é normal?

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Olá,quero dizer á vocês que eu quebrei o tornozelo direito ,fiquei 60 dias com a perna engessada .tirei o gesso dia 28.03.19.faz uma semana o osso calcificou más não consigo andar ainda ,mas irei começar às seções de fisioterapia. Pensa numa coisa incomoda na vida da gente é não andar ,é ainda ficar dependendo dos outros. Peço á Deus que posso melhorar o mais rápido possível.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá também quebrei meu tornozelo direito .mas já tirei o gesso . mas ainda não estou andando muito pq dói e incha . não vejo a hora de voltar ao normal

      Excluir
    2. Tbm quebrei meu tornozelo a quase 3 meses ainda não tirei a bota ortopédica , quebrei o maléolo Medial, mais não consigo nem movimentar o pé a única coisa que meche é os dedos e doe muito, fora que até hoje o tornozelo tá aí dá inchado e todo roxo.

      Excluir
  9. Quebrei o navicular em 13 de maio e fiquei 6 semanas e meia de robofoot. Tirei semana passada e o medico disse para começar a fisioterapia. Sinto formigamento na sola do pé quando ando e incha muito.Ele nao pediu exame de imagem e garantiu que com 6 semanas e meia já está consolidado. Nao tenho dor. Meu medo em andar está aí. Será que consolidou mesmo? Ja comecei a fisio e a caminhar pouco mas sempre de robofoot, que só uso para andar. Alguem sabe me dizer se é comum o medico nao solicitar tomografia para constatar se foi mesmo calcificado? Estou com medo de andar.

    ResponderExcluir
  10. Eu tringuei o quinto metatarso e já estou 33 dias de gesso e não sinto dor nenhuma e por último estou usando bota longa robooft será gue já posso tirar

    ResponderExcluir
  11. Bom dia , fraturei o 5 metatarso, fiquei 50 dias de gesso e tem 15 dias que o médico retirou o gesso. Estou pisando agora com uma muleta de apoio, mas ainda sinto uma leve dor na parte de baixo do pé, e meu tornozelo incha muito.... será normal essa dor ????

    ResponderExcluir
  12. torci meu pé e houve um desligamento, engessei por 22 dias porém tirei o gesso dois antes do previsto pq não estava aguentando mais mas ainda sim não consigo andar normal, ando mancando e está inchado e roxo mas não sinto dor só um choque ao colocar o pé no chão, será que vou ter que voltar pro gesso?

    ResponderExcluir